quarta-feira, junho 02, 2010

Escritora Nigeriana (Chimamanda Adichie) alerta para o perigo de se transmitir ''Uma só História'' e cita Mariah Carey. [MUITO INTERESSANTE LER TUDO]

Impressão
-

Supõe-se que a celebração do Bicentenário da Independência é uma ocasião para recordar? Ou aprender a história. Mas até que estamos nos referindo? Pode haver uma única história? ? Se exisitir uma história? Neste testemunho emocional escritora nigeriana dá a sua resposta .

Por: Chimamanda Adichie(TED Talk Global).

Eu conto histórias e eu gostaria de contar algumas histórias pessoais sobre o que eles chamam de "o perigo de uma única história." Eu cresci em um campus universitário do leste da Nigéria. Minha mãe diz que eu comecei a ler aos dois anos, mas realmente acho que foi aos quatro. Eu era uma leitora precoce e lia literatura em Inglês americano para as crianças. Eu era também uma escritora precoce e quando comecei a escrever aos sete anos, as histórias com ilustrações a lápis crayon que minha pobre mãe tinha de ler, escrever o mesmo tipo de histórias que eu li. Todas as minhas personagens eram brancas, e olhos azuis. Eles jogaram na neve, comer maçãs e falando o tempo todo sobre o clima, o que foi que o nascer do sol encantador. Isto apesar de viver na Nigéria e que ele nunca tinha deixado lá: nós não tivemos nenhuma neve, comemos mangas e nunca falou sobre o tempo porque não havia necessidade. Meus personagens bebiam cerveja de gengibre, porque os personagens de meus livros também o fizeram. E não importa mesmo que eu não sabia o que era a cerveja de gengibre. Muitos anos mais tarde, senti uma grande vontade de experimentá-lo, mas isso é outra história. O que isto mostra é a forma como somos vulneráveis a uma história, especialmente quando somos crianças. Porque eu só ler livros onde os personagens eram estrangeiros, estava convencido de que os livros, por natureza, deveria ter estrangeiros e dizer coisas que eu não conseguia identificar.

Tudo mudou quando eu conheci os livros Africanos. Não haviam muitos disponíveis e não era tão fácil de encontrar. Graças a autores como Chinua Achebe e Laye Camra minha percepção da literatura mudou. Percebi que as pessoas gostam de mim, as meninas com a pele cor de chocolate e de cabelo encaracolado que pode ser amarrado em rabos de cavalo, também poderia existir na literatura. Eu comecei a escrever sobre coisas que eles reconhecem. Eu adorava livros em Inglês, leio, alimentado a minha imaginação e abriu novos mundos. Mas a conseqüência não intencional era que eu não sabia que pessoas como eu, poderia existir na literatura. Descobrindo escritores Africanos salvaram-me de uma história para saber o que os livros são.

Eu venho de uma família tradicional de classe média. Meu pai era um professor, minha mãe, administradora. E nós, trouxemos o de costume, o mesmo das aldeias vizinhas. Quando eu tinha oito anos, surgiu uma nova casa. Seu nome era Fide. A única coisa que minha mãe nos contou sobre ele era que sua família era muito pobre. Minha mãe mandou-o para sua família, batata doce, arroz e nossas roupas velhas. E quando eu terminei a minha comida, minha mãe gritou "comer!, Você não sabe que existem pessoas como a família que não tem nada Fide?". Então eu me senti triste para a família da Fide. Um sábado fomos visitar o seu povo e sua mãe mostrou-nos uma linda cesta feita de ráfia tingida por seu irmão. Fiquei surpresa. Eu nunca pensei que alguém da sua família pode ser capaz de fazer alguma coisa. Tudo o que eu sabia sobre eles é que eram muito pobres e eu não podia vê-los como algo mais do que isso. Sua pobreza era a minha única história sobre eles.

Anos mais tarde, eu pensei nisso quando saí para estudar da Nigéria nos E.U.A. Ele tinha 19 anos. Meu companheiro de quarto foi surpreendido. Eu perguntei onde ele aprendeu a falar Inglês tão bem e fiquei confusa, foi quando eu lhe disse que era a língua oficial na Nigéria. Ele perguntou se podia ouvir minha ‘’música tribal’’ e fiquei muito desapontada quando eu mostrei a ele uma fita da Mariah Carey. [ Diz isso por não ouvir música tribal ] Ele pensava que não usavam um fogão. Fiquei impressionada com que eu tinha percebido antes mesmo de nos conhecermos melhor. Sua visão de mim como uma Africana, foi reduzida a uma parte condescendente. Meu companheiro só conhecia uma história Africana, um desastre só história em que era impossível que os africanos se parecem em nada. Não havia nenhuma possibilidade de haver mais complexos sentimentos de piedade ou ligação como iguais.

Devo dizer que antes de viajar para os Estados Unidos não conscientemente identificados como Africana. Mas estando lá, cada vez as pessoas mencionavam África me faziam perguntas, não importavam com o que eu não sabia: ‘nada’ sobre países como Namíbia. No entanto, eu vim para abraçar esta nova identidade, e agora penso em mim como Africana.

Então, depois de alguns anos morando nos Estados Unidos como um Africana, comecei a entender a atitude de meu parceiro. Se eu não tivesse crescido na Nigéria e se tudo que você sabia que eram imagens populares da África, também acredito que é um lugar de belas paisagens e as pessoas entender porque libras guerras sem sentido, a pobreza e morrer de AIDS, incapaz de falar por si à espera de ser salva por um estrangeiro branco e suave. Gostaria de ver a África da mesma forma como uma criança, a família Fide viu.

Eu acho que essa história única da África vem da literatura ocidental. John Locke, um comerciante de Londres, que partiu para a África Ocidental em 1561, escreveu um relato fascinante de sua viagem, em que depois de se referir a negros como "animais abandonados", escreveu " A boca e os olhos nasceram do tronco. " Você tem que admirar a imaginação de John Locke. Mas o que é verdadeiramente importante em sua escrita é que ele representa o início de uma tradição nas histórias Oeste Africano, uma tradição onde a África sub-saariana é bastante negativo, da indiferença, da escuridão, que, nas palavras do poeta Rudyard Kipling, "demônios são metade e os meninos metade."

E então eu comecei a entender que o meu companheiro durante sua vida ele tinha para ver e ouvir diferentes versões dessa história original. Como um professor me disse que meu romance não era "autenticamente Africano". Eu sabia que o romance foi danificado, que tinha falhado em algumas partes, mas eu imaginava que não tinha conseguido alcançar algo chamado de "autenticidade" Africano ". Na verdade, eu não sabia o que essa expressão. O professor disse-me que os meus personagens parecem muito próximos a ele, uma classe média educada. Meus personagens dirigindo carros e não passar fome. Portanto, não eram verdadeiramente Africano.
Devo acrescentar que eu também sou cúmplice nesta edição da história, apenas. Alguns anos atrás eu viajei aos Estados Unidos para o México. Naquela época o clima político era tenso. Houve debates sobre a imigração e, como muitas vezes acontece em os E.U., a imigração se tornou um sinônimo para os mexicanos. Houve relatos de mexicanos que foram detidos na fronteira. Lembro-me de andar no meu primeiro dia em Guadalajara, observando as pessoas vão ao trabalho, tortillas amasso no mercado, fumando, rindo. Lembro-me que primeiro eu estava um pouco surpresa e então eu fui superada com vergonha. Eu percebi que tinhamos sido tão imersos na cobertura mediática de mexicanos que se tornou uma coisa na minha cabeça: o bjeto imigrantes. Eu acreditava em uma história única sobre o México e não poderia ser mais vergonha para mim mesma.

Isto é como nós criamos uma história única. Nós mostramos um povo como uma coisa, uma e outra vez até que isso aconteça. É impossível falar sobre a história apenas sem falar de poder. Nkali é uma palavra da língua ibo que eu me lembro cada vez que eu penso sobre as estruturas de poder no mundo. É um substantivo que significa "ser maior do que o outro." Como as nossas histórias econômicas e políticas mundos também são definidos os princípios da nkali. Como são contadas, que lhes diz que, quando têm, quantas histórias são contadas, são questões que dependem do poder.
Poder é a capacidade não só para contar a história do outro, mas fazer que é a história definitiva. Poeta palestino Mourid Barghouti escreveu que, se é privar o povo da maneira mais fácil é para contar sua história e começar a "segunda". Se começarmos a história com as setas dos povos indígenas dos Estados Unidos e não com a chegada do Inglês, nós temos uma história totalmente diferente. Se começarmos a história com o fracasso do Estado Africano e não com a criação colonial do Estado Africano, temos uma história totalmente diferente. Recentemente dei uma palestra em uma universidade, onde um aluno me disse que era uma pena os agressores eram homens da Nigéria como o personagem pai na minha novela. Eu lhe disse que tinha acabado de ler um livro chamado "American Psycho e foi uma pena os jovens americanos eram assassinos em massa. Ele estava obviamente chateado quando eu disse alguma coisa, mas nunca me tinha ocorrido que só pela leitura de um romance onde um personagem é um assassino serial, de alguma forma, ele era uma representação de todos os americanos. E isso não é porque sou uma pessoa melhor do que o aluno, mas porque, devido ao poder econômico e cultural dos Estados Unidos, eu tinha ouvido muitas histórias sobre esse país. Ele leu John Updike, Steinbeck e Gaitskill. Não sabíamos uma única história americana.

Anos atrás, quando eu soube que era esperado que os escritores tivessem uma infância infeliz para serem bem sucedidos, comecei a pensar sobre como poderia inventar coisas horríveis que meus pais tinham feito. Mas a verdade é que eu tive uma infância muito feliz cheia de riso e de amor em uma família muito próxima. Mas também tenho avós que morreram em campos de refugiados. Meu primo Pollie morreram por falta de assistência médica. Um dos meus amigos mais próximos, Okoloma, morreu em um acidente de avião, porque os motores de incêndio não tinham água. Eu cresci sob regimes repressivos militares, que dava pouco valor à educação, assim meus pais, por vezes, não recebem seus salários. Quando criança, eu vi a geléia e manteiga de café da manhã desapareceu. Então, o pão tornou-se muito caro. Então eles tiveram que racionar leite. Mas, acima de tudo, um medo generalizado política invadiu nossas vidas. Todas estas histórias me fazem quem eu sou, mas se concentrar apenas no negativo seria simplificar e omitir a minha experiência muitas outras histórias que me formaram.

história original cria estereótipos e o problema com os estereótipos é que eles não são falsos, mas incompletos. Fazem uma história única. É verdade que a África é um continente cheio de catástrofes. Há grandes catástrofes, como estupro no Congo e é deprimente, o fato de que há 5.000 candidatos para cada vaga de trabalho na Nigéria. Mas outras histórias não são sobre catástrofes e é igualmente importante que se fale sobre elas. Eu sempre achei que é impossível simpatizar com um lugar ou uma pessoa sem entender todas as histórias daquele lugar ou pessoa. A conseqüência da história original é roubar a dignidade dos povos. Dificultar o reconhecimento da nossa humanidade, enfatiza as diferenças ao invés de nossas semelhanças. O que teria acontecido se, antes de minha viagem ao México eu tinha seguido os dois pólos do debate sobre a imigração, os E.U. e México? E se a minha mãe tivesse dito que a família era pobre e trabalhadora ( de Fide)? E se tivéssemos um canal de televisão Africano para transmitir várias histórias ao redor do mundo? Isto é o que o escritor nigeriano Chinua Achebe chamado de "um equilíbrio de histórias." E se o meu companheiro de quarto encontrei com meu editor da Nigéria Bakare Mukhtar, um homem extraordinário que deixou seu emprego em um banco para ir atrás de seus sonhos e encontrou uma editora ?

Pensa-se geralmente que os nigerianos não lêem. Ele discorda e acredita que as pessoas se pudessem leriam a literatura disponível e acessível. Logo depois que eu publiquei meu primeiro romance a uma televisão para uma entrevista. Uma mulher que trabalhou como mensageiro disse: "Eu realmente gostava de sua novela, mas eu não gosto do termo. Agora você deve escrever uma sequela e é isso que vai acontecer. " E ele me dizia sobre o que escrever na sequela. Fiquei encantada e comovida. Foi uma mulher que fazia parte do resto dos nigerianos ordinárias que deveriam leitores. Não só tinha lido o livro, tinha tomado posse dele e senti que era justo para me dizer o que deve escrever na sequela.

E se o meu parceiro tivesse conhecido meu amigo Fumi Onda, o anfitrião de um corajoso programa de televisão em Lagos determinado a contar as histórias que gostaria de esquecer? E se o meu parceiro fosse conhecer a cirurgia cardíaca em um hospital de Lagos na semana passada? E se você soubesse o que é a música contemporânea da Nigéria? As pessoas talentosas cantam em Inglês e pidgin, ibo, ioruba e VOY, misturando Jay-Z, Fela, Bob Marley e seus antepassados. E se você soubesse o advogado que recentemente foi ao tribunal na Nigéria para contestar uma lei ridícula que as mulheres são obrigados a ter autorização dos maridos para renovar seus passaportes? E se você soubesse Nollywood, cheio de pessoas criativas de fazer filmes com grandes limitações técnicas? Esses filmes são tão populares que são o melhor exemplo de nigerianos que consomem o que produzem. E se o meu parceiro sabia que meu cabelo entrançado ambicioso do que apenas começando extensões de seu negócio? Ou um milhão de nigerianos que começam a empresas e às vezes não, mas ainda tem ambições ?

Toda vez que eu voltar para casa terei que enfrentar o que irrita os nigerianos: a nossa infra-estrutura e nosso governo falho. Mas acho incrível a capacidade de resistência de um povo que prosperam, apesar de seu governo e não por causa dele. Eu corro oficinas de escrita, em Lagos, a cada verão e é impressionante ver quantas pessoas se inscrevem, como muitos querem escrever, contar histórias. Meu editor e criei um fundo sem fins lucrativos nigeriano chamado Fundo Farafina. Temos grandes sonhos de bibliotecas de construção e reforma dos já existentes. Fornecer livros para escolas públicas que têm prateleiras vazias e organizar muitas oficinas sobre leitura e escrita para todos que querem contar nossas histórias. Muitas histórias assuntos. As histórias têm sido usadas para lâminas e maledicência, mas as histórias também podem capacitar e humanizar. As histórias podem quebrar a dignidade de um povo, mas também pode reparar a dignidade quebrada. A escritora americana Alice Walker escreveu de seus parentes do sul que tinha movido para o norte e deu-lhes um livro sobre a vida que deixaram para trás ", sentaram-se ler o livro, leitura e escuta para recuperar uma espécie de paraíso."
Gostaria de concluir com este pensamento:

"Quando você rejeita a história só quando percebemos que nunca há uma única história de algum lugar, nós recuperamos uma espécie de paraíso".

*Traduzido por Mah.

Fonte : aqui

Vídeo dela falando. Tudo isso Abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com a sua senha do orkut e também não deixe de nos seguir e de seguir nossos parceiros. ;-)